terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Observatório da imprensa

" Caso joão Helio"

Mais uma vez nosso governo precisa de "puxões de orelha" para mostrar serviço. Meus Deus será que a gente nunca vai poder confiar em quem pode realmente resolver "o problema"? É engraçado como é fácil dizer que o monstro que arrasta uma criança pelo cinto de segurança até a morte é de menor e não pode ser punido, mesmo mostrando coragem, maldade e frieza o suficiente para executar tal atrocidade. Nosso presidente deveria por sí só tomar medidas drásticas como por exemplo diminuir a maioridade penal, mais não, se não são mães e mulheres aterrozidas fazendo movimentos em prol da segurança hoje ele nem saberia quem é " João Helio". O nível de horror foi tamanho que a imprensa conseguiu preservar por mais alguns dias o coro de mulheres revoltadas do país inteiro e o que conseguiram foi empurrar parlamentares recem empossados a votar algumas medidas de urgência e cinco delas foram aprovadas por unanimidade sem nenhum respaldo ou incentivo do Executivo. Você confia a alguém o poder de cuidar de você e de sua familia e ele simplesmente te vira as costas!

Aula 3 - Introdução a linguagem corporal






Nossa terceira aula foi bastante interessante, falamos sobre a linguagem corporal, as vezes nosso corpo fala mais do que nossa boca; nosso corpo pode transmitir para as outras pessoas como estamos interiormente e espiritualmente, muitas vezes até conseguimos mentir e transmitir uma impressão errada de nossos sentimentos, mais na maioria das vezes o corpo não consegue mentir, raramente uma pessoa consegue esconder que está com algum problema, quando uma pessoa se sente reprimida automaticamente ela se sente inferior e seu corpo transmite isso... A linguagem coporal as vezes nos entrega mais do que queríamos, falamos também de como é fácil perceber se uma pessoa está mentindo ou não, claro que isso não é uma regra e as vezes pode falhar, mais quase sempre funciona, as pessoas que tem o costume de mentir sempre repete a pergunta feita a elas tentando ganhar tempo para pensar ou quando responde a intensidade da voz vai abaixando para que a outra não consiga entender sua resposta ou sempre dá uma coçadinha no nariz, como eu já disse isso não é uma regra e se fosse com certeza existiria sua exceções, mais de qualquer forma, agora estou atenta aos mentirosos de plantão rsrsrrs!!!

Aula 2 - Conceito da Ciência e vida Universitária

Na segunda aula falamos sobre a formação que nos é trazida pela universidade. A Universidade não tem como objetivo apenas formar profissionais com conhecimentos técnicos, mais também formar pesquisadores com capacidade para criar novos conhecimentos.
Para alcançarmos o sucesso temos que estar sempre buscando e criando o "novo". Alguns metodos além de muita leitura, que podem nos ajudar nisso são:

  • Graduação

Na graduação você adquire um amplo conhecimento sobre uma determinada área e obterá uma visão sobre uma determinada profissão a sua escolha. No final do curso você deve apresentar a monogradia ou um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) , para mostrar suas abilidades para exercer tal profissão.

  • Pós Graduação

Na pós graduação ou lato senso, Mais conhecido como especialzação, você se especializa especificamente em determinado assunto. O professor até nos deu como exemplo a Epistemologia, que seria um estudo que estuda as formas de conhecimento que algum assunto oferece. O exemplo dele foi: Quem estuda a maçã estaria estudando maçalogia rsrrsrs, ele é demais. Para ingressar na pós graduação vc tem que apresentar uma carta de apresentação e histórico acadêmmico justificando o seu enteresse. no final vc deve apresentar uma monografia com estudo especifico e com maior detalhamentono assunto.

  • Mestrado / scricto sensu

Tem como objetivo formar pesquisadores e não profissionais, pessoas capazes de produzir, criar e trazer soluções novas. Essas pessoas são pagas para estudar!!!

  • Doutorado

No doutorado vc escreve uma tese e defende o assunto de estudo, defende sua tese, Você tem que escrever, descobrir algo totalmente novo, algo que ninguém jamais havia pensado. Depois do doutorado vem o pós doutorado e a livre docência que permite até criar uma nova disciplina.

Aula 1 - Novos paradigmas da ciência / Jornada do Heroi

Olá pessoal, por motivos maiores não pude participar da primeira aula onde o professor Andre havia falado sobre "Mito", por esse motivo resolvi fazer uma breve pesquisa e postar alguma coisa sobre o assunto!!!


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
A explicação mítica é contrária à explicação filosófica. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.
Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do Homem (ex: cerimônias, danças, orações, sacrifícios...).
Mito não é o mesmo que fábula, conto de fadas, lenda ou saga.

O mito é o nada que é tudo.
O mesmo sol que abre os céus
É um mito brilhante e mudo.
Fernando Pessoa


Obs. Pesquisa feita pelo site www.terra.com.br