terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Aula 1 - Novos paradigmas da ciência / Jornada do Heroi

Olá pessoal, por motivos maiores não pude participar da primeira aula onde o professor Andre havia falado sobre "Mito", por esse motivo resolvi fazer uma breve pesquisa e postar alguma coisa sobre o assunto!!!


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
A explicação mítica é contrária à explicação filosófica. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.
Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do Homem (ex: cerimônias, danças, orações, sacrifícios...).
Mito não é o mesmo que fábula, conto de fadas, lenda ou saga.

O mito é o nada que é tudo.
O mesmo sol que abre os céus
É um mito brilhante e mudo.
Fernando Pessoa


Obs. Pesquisa feita pelo site www.terra.com.br

Nenhum comentário: